3 Regras essenciais sobre cotação de preços
- VIDA100FILA
- Oct 3, 2019
- 2 min read

A gestão de compras, apesar de parecer um termo exclusivo de empresas grandes, está presente em qualquer negócio, não importa o tipo, tamanho e quantidade de pessoas que trabalham nele. A verdade é que todas as empresas precisam realizar compras no seu dia a dia e conhecer as regras essenciais sobre cotação de preços pode te economizar muito dinheiro.
Basicamente, se você se lembrar dessas 3 regras sempre que for fazer uma nova compra, com certeza conseguirá otimizar esse processo dentro da sua área ou empresa:
· Regra 1 – Nunca aceite o primeiro preço – Depois de receber uma primeira cotação, negocie com a empresa, peça descontos e veja qual é o melhor preço que pode ser oferecido. Veja se condições de pagamento (à vista, em dinheiro etc.) influenciam o preço. Se o preço não estiver de acordo com o desejado e ficar inviável comprar desse fornecedor, procure outras empresas.
· Regra 2 – Sempre faça pelo menos 3 cotações – Esse é o padrão mínimo de busca que deveria ser aplicado em qualquer empresa. Se você aceitar a compra sempre do primeiro fornecedor, provavelmente estará perdendo dinheiro e oportunidades de conhecer fornecedores melhores e/ou mais baratos.
· Regra 3 – Não fique encurralado – Se você é 100% dependente de algum fornecedor, pode estar em uma roubada. Para começar, por depender de um único fornecedor, você pode ter a falsa sensação de que ele resolverá tudo para você. Se, por um lado, isso pode ser verdade, por outro, se essa empresa tiver qualquer problema, é você que pode se prejudicar. Por isso, tenha sempre uma relação de outros fornecedores que podem te ajudar em situações delicadas ou problemáticas.
Agora, uma dúvida que você pode ter ficado é se vale a pena mesmo você fazer a sua gestão de compras, afinal de contas, você pode trabalhar sozinho, ter uma empresa pequena ou não ter uma quantidade de compras muito grande.
Enfim, acho que deu para entender que mesmo pequenas empresas precisam realizar compras no dia a dia e, independentemente do seu tipo de fornecedor, é possível fazer cotação de preços e negociar valores, prazos e formas de pagamento.
Visualize o seu negócio e pense nas compras e gastos que vocês realizam ao longo do ano, por mais simples que possa parecer, vai ter algum gasto que poderá ser reduzido se você fizer bem o seu trabalho de cotação de preços dentro de um processo estruturado de gestão de compras.
Como fazer cotação de preços bem feita na sua gestão de compras
Com o Vida100Fila é possível realizar cotações de serviços e produtos de forma simples, ágil, prática e segura.
Serão apresentadas em planilha três cotações de preços. Além de você ganhar tempo, terá oportunidades fornecedores qualificados e com preço competitivo.
Comentarios